Imagem capa - Ensaio de Newborn em Estúdio: Cuidados Que os Pais Devem se Atentar Antes de Contratar por Vanessa Durazzo
Para Mamães

Ensaio de Newborn em Estúdio: Cuidados Que os Pais Devem se Atentar Antes de Contratar


Todo cuidado no ensaio de Newborn é indispensável, uma vez que esses pequenos quando são fotografados, estarão por volta de 5 a 15 dias de vida. Nossos modelos são seres frágeis e dependem totalmente de cuidados e atenção. A segurança do recém-nascido não é opcional, mas sim obrigatória e deve ser a maior prioridade no estúdio.


Seu sistema imunológico e anatômico ainda estão em desenvolvimento, nesse sentido o cuidado deve ser redobrado, já que nesse período o recém-nascido corre muito mais risco de contrair infecções.


O mercado de fotografia de recém-nascidos vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, mas para fotografá-los não basta ser um fotógrafo, mas sim, deve-se compreender o universo desses pequeninos. A busca pelo aprimoramento e estudo na área é instrumento básico para o sucesso de sua realização.


É fundamental dedicação para aprender os posicionamentos corretos, podendo assim capturar o melhor click de forma responsável. É por essa e outras, que, conhecer sobre o universo do pequeno é primordial, já que nessa fase de vida sua anatomia permite vários movimentos que embelezam a foto, porém, é preciso saber que muitos outros não deverão ser feitos. 


O conhecimento é o diferencial de cada profissional, quanto mais cursos e experiência o profissional tiver, melhor será sua técnica e maior será sua responsabilidade e credibilidade.


Considerando esse cenário e pensando nesses cuidados importantíssimos, separei algumas dicas para vocês papais que desejam ter esses primeiros dias de vida de seu bebê eternizados na memória:


1. Busque referências e experiências do profissional

Certifique-se de que o profissional tenha cursos e certificações na área, para não colocar em risco a vida e saúde de seu bebê. Assim vocês se sentirão mais seguros e propiciarão um ambiente de trabalho mais tranquilo e agradável a todos, principalmente ao pequeno modelo. Também vale a pena consultar as referências do fotógrafo, os trabalhos já realizados e suas avaliações na internet, isso aumentará a confiança e proporcionará uma prévia do estilo fotográfico do profissional.




2. Vá conhecer o estúdio que você pretende contratar

Com certeza vocês já fizeram várias pesquisas e procuraram por indicações de qual o melhor profissional a fazer o ensaio do seu pequeno. No entanto, mesmo que seja indicação e vocês já conheçam o trabalho dele, vá até o local, não hesite! Conheça o profissional pessoalmente, é a pura verdade que ele possa agradar a uns e não a outros.



3. Prefira estúdios que prezam pela qualidade de seus ensaios e não quantidade

Uma forma simples de avaliar a conduta do profissional é saber se este reserva o estúdio com exclusividade à família para cada ensaio. Pois, o profissional responsável conhece as dificuldades desse tipo de fotografia e sabe que, quanto mais tranquilo estiver o ambiente, melhor será o resultado do trabalho.



4. Ao conhecer o estúdio, atentem-se ao ambiente, higiene do local e dos profissionais

Como a imunidade do recém-nascido é frágil, a higiene do local e dos profissionais não deve haver brechas alguma. Observe se os materiais são macios e antialérgicos, se são sempre esterilizados e limpos após cada ensaio (uma forma de saber, é observar se estão embalados em saquinhos). Sobre a higiene pessoal do profissional atentem-se as unhas curtas e limpas, livres de acessórios e bijuterias que possam machucar o bebê, e roupas limpas. Ah! Não se esqueça de observar a temperatura do ambiente, deve ser agradável e acolhedor!


5. Informem-se também sobre o assistente que irá auxiliar o profissional

Procure saber se o auxiliar tem experiência e cursos sobre como manusear o bebê. A função primordial do auxiliar é jamais sair de perto de seu neném, zelando pela segurança dele, além de ser o suporte necessário e indispensável ao fotógrafo, principalmente nesse tipo de ensaio.


6. Respeito e paciência com o tempo do pequenino

É impossível estipular quanto tempo irá durar um ensaio de Newborn. Diferente de qualquer outro ensaio, quem comanda e dita as regras nesse caso é o próprio pequeno modelo. Ele pode querer parar para mamar, sentir cólicas, demorar, não conseguir dormir ou estar agitado. O bom profissional saberá contornar essas situações e auxiliar os papais e seu bebê a ficarem confortáveis e tranquilos para que a sessão possa continuar.

São dicas aparentemente simples, mas de grande auxílio para mamães e papais que estão em busca de um profissional responsável para tornar esse momento o início dessa linda vida ainda mais especial.

Como profissional acredito que os bebês transparecem amor, inocência e esperança. Para mim não é apenas pela foto, mas pela inspiração que eles me dão e é por esse motivo que me dedico a orientar além de fotografar.

Espero que tenham gostado. Caso tenha restado alguma dúvida sobre ensaios de Newborn, estou a disposição para te ajudar a esclarecê-las. Basta enviar uma mensagem aqui”.