Imagem capa - Por que é importante fazer um ensaio fotográfico infantil? por Vanessa Durazzo

Por que é importante fazer um ensaio fotográfico infantil?


Nossos pequenos crescem rápido, e registrar cada fase deles é mega importante para guardarmos as recordações desse período tão gostoso chamado infância.

Em meio a era digital, ficou muito mais acessível registrar as descobertas e momentos das crianças em casa, através de um smartphone e conseguir bons resultados, mesmo com aparelhos mais simples.


No entanto, um  ensaio fotográfico infantil, realizado por um fotógrafo profissional, ainda é uma excelente escolha. Além da execução das fotos, o profissional trará um toque especial para os  clicks, garantindo registros incríveis e que trarão boas memórias para a família e para a criança.





Diversos detalhes devem ser pensados antes, durante e depois do  ensaio fotográfico infantil. Portanto, é fundamental contar com um fotógrafo especializado em crianças para a sessão. O profissional é o responsável por pensar no espaço, bem-estar da criança, roupas utilizadas, cores, acessórios e orientações para os pais. Levando em consideração todos esses detalhes, o resultado da sessão fotográfica será ainda mais especial.

Decidiu fazer um  ensaio fotográfico infantil? Nós separamos algumas dicas para que você, juntamente com o fotógrafo, preparem esse momento com todo o amor e cuidado que ele pede.


Decidi fazer um ensaio fotográfico infantil. E agora?




Existem vários tipos de ensaios infantis (falaremos deles ainda nesse artigo). Os ensaios podem ou não conter a presença dos pais ou, até mesmo, de animais de estimação. Contudo, o foco principal desse tipo de sessão são as crianças.

Deixá-las confortáveis durante os clicks é crucial para que saiam boas fotos. Dar liberdade para a criança no espaço da sessão, marcar em um horário que a criança costuma estar acordada e ativa e garantir que ela esteja bem alimentada e descansada são os pontos iniciais a serem pensados ao decidir fazer um  ensaio fotográfico infantil.


Qual tipo de ensaio fotográfico infantil escolher?


Existem algumas variações de sessões fotográficas infantis. Vamos te explicar brevemente como funciona cada uma e passar algumas orientações sobre elas:


Sessão Newborn




Se trata de uma sessão realizada entre o 5º e o 12º dia de vida, pois são os dias em que o bebê está menos ativo e mais relaxado, facilitando o registro de fotos incríveis e bem detalhadas do pequeno.

Ao marcar um ensaio newborn, é importante se atentar aos seguintes cuidados:

  • * Não utilize nenhum tipo de pomada, creme ou óleo no bebê;
  • * Leve o bebê com roupas confortáveis e que não marquem a pele;
  • * Leve chupeta para o bebê (mesmo que ele não tenha pegado ainda);
  • * Leve medicamentos que o bebê esteja tomando.


Sessão Smash The Cake




A sessão Smash The Cake é uma experiência muito divertida para os pequenos e produz fotos engraçadas e encantadoras. Ideal para crianças menores, de até 2 anos, o ensaio dá total liberdade para a criança brincar, se lambuzar e destruir o bolo, proporcionando um resultado muito espontâneo.


Para essa sessão, considere as seguintes orientações:

  • * É interessante os pais brincarem com alguma textura com a criança (chantilly, massinha, areia) alguns dias antes da sessão, para que a criança não estranhe a textura do bolo;
  • * Utilização de roupas confortáveis e que possam sujar.


Sessões para crianças pequenas




As sessões fotográficas para crianças de até 12 anos são criativas, encantadoras e marcantes. Ideais para registrar a fase dos pequenos e momentos em família, os ensaios podem ser temáticos, trazendo ainda mais magia pro momento. 


Tem um ensaio fotográfico infantil marcado? É hora de pensar na composição visual que deseja para as fotos.



Colocar a identidade da criança no ensaio garante fotos mais espontâneas, bonitas e que agradarão toda a família. Inserir alguma atividade que a criança pratique (futebol, ballet, natação), um personagem que goste, animais favoritos, brinquedos ou, até mesmo, as cores favoritas, podem ajudar no cenário e na personalização do ensaio.


A participação de acessórios como óculos, chapéus e brinquedos também dá um toque especial aos registros.


Faça um orçamento




Aqui, no Estúdio Vanessa Durazzo, realizamos seu  ensaio fotográfico infantil  com todo o cuidado e compromisso, para garantir recordações incríveis e proporcionar não somente uma sessão fotográfica, mas uma experiência marcante e especial para seu pequeno.

Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso clicando aqui.